O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo uma operação especial de prevenção criminal com especial incidência no concelho de Lisboa, em particular no Bairro da Ameixoeira. Estão também a ser desenvolvidas buscas domiciliárias nos concelhos da Amadora e Odivelas.
Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, esta ação policial visou especialmente a deteção e apreensão de armas de fogo ilegais, bem como a identificação e detenção de suspeitos da prática de crimes.
De acordo com a informação avançada pelo comissário da PSP Tiago Mota à RTP3, foram detidos dois homens por posse de arma ilegal e de munições. Uma das detenções ocorreu em Lisboa e a outra em Odivelas.
Segundo a agência Lusa, durante esta operação especial de prevenção criminal foram ainda apreendidas dezenas de munições e cartuchos e uma arma branca.
A operação policial, que teve início às 7 horas da manhã, contou com a colaboração de mais de 100 operacionais e de dezenas de veículos. Segundo a mesma fonte, em declarações à CNN Portugal, foi dado cumprimento a 16 mandados de busca domiciliária, na sequência de um incidente que decorreu na passagem de ano, data em que foram ouvidos centenas de disparos no Bairro da Ameixoeira.
À RTP3, o comissário Tiago Mota destacou ainda que a "operação decorreu dentro da normalidade", não tendo havido "desacatos".
No terreno, os operacionais da PSP apreenderam ainda várias notas falsas utilizadas em burlas, tendo ainda sido encontrado um cão gravemente ferido, diz ainda o comissário da PSP à CNN Portugal.
[Notícia atualizada às 09h22]