As autoridades de saúde da Madeira confirmaram, esta terça-feira, a identificação do primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox na região autónoma. O doente em causa é um adulto, do género masculino, que esteve recentemente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo informa um comunicado da Direção Regional de Saúde da Madeira.
Segundo a mesma fonte, o paciente está "a ser acompanhado pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira" e já foram "tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção".
Neste momento está, também, em curso a investigação epidemiológica deste caso, informam ainda as autoridades de saúde.
"Assinala-se que, até à data, não estão identificados outros casos suspeitos de infeção por Monkeypor na RAM [Região Autónoma da Madeira]", lê-se ainda na mesma nota.
Este primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox surge, na Madeira, numa altura em que estão já confirmados 373 casos de doença em todo o país. Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior número de infeções - embora tenham sido também comunicadas infeções nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, segundo os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção Regional de Saúde da Madeira recomenda ainda que indivíduos que apresentem lesões ulcerativas ou erupção cutânea, eventualmente acompanhada de gânglios palpáveis, febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, "devem abster-se de contactos físicos próximos e procurar aconselhamento clínico". Em caso de suspeita de infeção por este vírus, os madeirenses devem contactar a Linha SRS 24 - 800 242 420.
Leia Também: Monkeypox: Regulador europeu inicia avaliação dos dados da vacina