Madeira tem já um caso confirmado de infeção pelo vírus Monkeypox

Este primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox surge, na Madeira, numa altura em que estão já confirmados 373 casos de doença em todo o país.

Notícia

© Reuters

Ema Gil Pires
28/06/2022 18:22 ‧ 28/06/2022 por Ema Gil Pires

País

Monkeypox

As autoridades de saúde da Madeira confirmaram, esta terça-feira, a identificação do primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox na região autónoma. O doente em causa é um adulto, do género masculino, que esteve recentemente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo informa um comunicado da Direção Regional de Saúde da Madeira.

Segundo a mesma fonte, o paciente está "a ser acompanhado pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira" e já foram "tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção".

Neste momento está, também, em curso a  investigação epidemiológica deste caso, informam ainda as autoridades de saúde. 

"Assinala-se que, até à data, não estão identificados outros casos suspeitos de infeção por Monkeypor na RAM [Região Autónoma da Madeira]", lê-se ainda na mesma nota.

Este primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox surge, na Madeira, numa altura em que estão já confirmados 373 casos de doença em todo o país. Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior número de infeções - embora tenham sido também comunicadas infeções nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, segundo os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A Direção Regional de Saúde da Madeira recomenda ainda que indivíduos que apresentem lesões ulcerativas ou erupção cutânea, eventualmente acompanhada de gânglios palpáveis, febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, "devem abster-se de contactos físicos próximos e procurar aconselhamento clínico". Em caso de suspeita de infeção por este vírus, os madeirenses devem contactar a Linha SRS 24 - 800 242 420.

Leia Também: Monkeypox: Regulador europeu inicia avaliação dos dados da vacina

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas