Duas pessoas foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ), na quarta-feira, numa operação de combate à fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo revelou a autoridade, num comunicado esta quinta-feira enviado às redações, a operação decorreu no decurso de um inquérito tutelado pela Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Ourique e com a colaboração do INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
Foram realizadas cinco buscas domiciliárias e não domiciliárias na região do Alentejo, que culminaram na detenção de duas pessoas, “que exercem atividas profissionais no sistema de saúde”.
Em causa estão crimes de burla qualificada e falsificação ou contrafação de documento. O objetivo dos detidos, refere a PJ, era "obtenção do recebimento de comparticipações elevadas, indevidas, pelo Serviço Nacional de Saúde, através da emissão de receituário médico fraudulento”, acrescenta a PJ.
Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial de arguido detido, perante a autoridade judiciária competente, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
[Notícia atualizada às 11h58]
Leia Também: PJ deteve homem suspeito de pornografia de menores na Guarda