Em comunicado, o Comando Regional da PSP dos Açores informa que um polícia da Esquadra de Ponta Delgada esclarece que a detenção "por introdução em local vedado ao público" aconteceu depois de aquela polícia se ter apercebido, através do sistema de videovigilância, da entrada do suspeito nas instalações governamentais.
"O polícia com funções de segurança e controlo de acesso a estas instalações governamentais deteve o indivíduo, em flagrante delito, após este ter sido vislumbrado através do sistema de videovigilância, a escalar o muro, de uma altura de três metros", descreve a PSP.
O homem foi "intercetado no exato momento em que o suspeito entrou no jardim adjacente ao Palácio do Governo", acrescenta.
O suspeito, conhecido pela polícia, tem "vários antecedentes criminais associados à prática reincidente de crimes de furto e outros ilícitos criminais", tendo sido "julgado e cumprido 12 anos de prisão efetiva por este tipo de ilícito".
"O detido foi presente à autoridade judiciária em interrogatório não judicial, sendo proposto ao mesmo a suspensão do processo sumário, mediante a prestação de 60 horas de trabalho comunitário ou de efetuar o pagamento do montante de 200 euros, a serem entregues à Região Autónoma dos Açores", descreve a PSP.
Leia Também: Detido suspeito de roubo e furto dentro de residência em Torres Novas