Hoje e amanhã serão os dias mais quentes com máximas a atingir os 46º

Máximos vão sentir-se "em especial no Alentejo [que vive a onda de calor mais longa já registada] e Vale do Tejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C.

Notícia

© Getty Images

Marta Ferreira
13/07/2022 08:12 ‧ 13/07/2022 por Marta Ferreira

País

IPMA

Os dias mais quentes desta onda de calor serão esta quarta-feira e quinta-feira, dias 13 e 14 de julho, assinalou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) apontando para máximas na ordem dos 46º. 

De acordo com um comunicado do serviço de meteorologia, que dá conta da continuidade do tempo muito quente e muito seco em Portugal até dia 15, "prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer hoje e amanhã em alguns locais".

Estes máximos vão sentir-se "em especial no Alentejo [que vive a onda de calor mais longa já registada] e Vale do Tejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano com valores entre 40 e 44 °C". 

Quanto às noites tropicais que se têm sentido, estas vão persistir, com temperaturas mínima acima de 20°C, na generalidade do território, pelo menos até à noite de 14 para 15.

Por esse motivo, tal como já noticiado pelo Notícias ao Minuto, o IPMA emitiu avisos vermelhos de tempo quente para esta quarta-feira em todos os distritos, exceto Viana do Castelo e Faro. Este é o mais elevado na escala de avisos, que poderão ser estendidos nas regiões do interior nos dias 14 e 15.

Refira-se que o país vive desde dia 6 de julho valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar.

Durante ontem, dia 12, foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões Norte e Centro. 

O IPMA alerta ainda para as condições meteorológicas de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, que colocam o Perigo de Incêndio Rural nos alertas Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.

Explica ainda o serviço de meteorologia que esta onda de calor intensa se deve à circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até ao final da semana, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.

Nota ainda para a previsão de amanhã do Instituto Português do Mar e Atmosfera para em Coruche, distrito de Santarém, que indicava que esta vila poderia bater recorde europeu de temperatura ao atingir 48 graus. Esta previsão foi, entretanto, atualizada, não devendo a vila ultrapassar os 46 graus. 

Leia Também: Onda de calor varre a Europa. Temperaturas vão bater recordes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas