Meteorologia

  • 01 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quinta do Lago, em Almancil, "é a situação que mais preocupa"

Comandante distrital de operações de socorro de Faro afirma que "as condições meteorológicas são o maior desafio" para debelar chamas em Almancil, Loulé.

Quinta do Lago, em Almancil, "é a situação que mais preocupa"
Notícias ao Minuto

11:36 - 13/07/22 por Notícias ao Minuto

País Proteção Civil

O comandante distrital de operações de socorro de Faro, Richard Marques, indicou, esta quarta-feira, após um briefing sobre o incêndio em Almancil, que a zona da "Quinta do Lago é a situação que mais preocupa". De acordo com este responsável, continuam a ser "deslocadas preventivamente" pessoas desta área, tendo, durante a noite, sido deslocadas cerca de 20 pessoas de um parque não licenciado com caravanas móveis.

Em declarações aos jornalistas, o comandante indicou que "as condições meteorológicas são o maior desafio" para debelar o incêndio que conta, às 11h00, com 275 bombeiros, 100 veículos, quatro meios aéreos (um dois quais ausente do combate para reabastecer) e máquinas de rasto.

"Neste momento, além disso, o índice de secura dos combustíveis e secura da vegetação está a fazer com que qualquer fagulha que seja projetada pelo vento se desenvolva num foco de elevada severidade e isto não é um foco nem dois", apontou Richard Marques. 

O incêndio em Almancil, que lavra numa zona de mato e pinhal, está a ameaçar o resort de luxo Quinta do Lago, devido à proximidade do mesmo. 

O comandante distrital apontou ainda que houve várias pessoas que foram retiradas, que estavam a defender as suas casas. 

O vento e condições meteorológicas têm dificultado o combate a este incêndio que começou em Gambelas, concelho de Montenegro, às 23h30 de terça-feira, e passou, ao início da manhã, para Almancil, concelho de Loulé.  

Leia Também: Fogo que começou junto à Universidade do Algarve alastrou a Almancil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório