Uma cidadã enviou à Guarda Nacional Republicana (GNR) uma mensagem de agradecimento após um militar, que se encontrava de folga, ter ajudado o seu marido quando este mostrou dificuldade em respirar, em Alcácer do Sal. Esta foi partilhada no Facebook da Guarda.
"Venho desta forma demonstrar o meu profundo agradecimento e reconhecimento ao Sargento João Carapinha por, no dia 24 de junho de 2022, quando me encontrava na Feira PIMEL, em Alcácer do Sal, a jantar com a minha família, e sem nada que o fizesse prever, o meu marido engasgou-se não conseguindo respirar", começa por indicar a mulher, acrescentando que tentou ajudar o esposo, mas as suas "tentativas de nada valeram". "O meu marido continuava sem respirar e a começar a desfalecer".
"Perante a minha aflição", prossegue a missiva, "um senhor, que não conhecíamos, que se encontrava também na feira com a sua família, decidiu intervir e fazer a manobra de heimlich conseguindo, dessa forma, que o meu marido conseguisse voltar a respirar".
Só após o homem estar a salvo é que o militar da GNR se apresentou. "Na conversa mantida confidenciou que era Sargento, a fazer serviço nos GIPS em Grândola, e que se não fosse os conhecimentos de primeiros socorros de que a GNR o dotou, o mesmo não teria conseguido salvar o meu marido", frisou ainda a mulher, cuja identidade nunca é revelada.
Apelidando o Sargento João Carapinha como um "anjo de Deus" que se colocou no caminho da sua família, a mulher decidiu prestar um "agradecimento público" ao homem que "permitiu um final feliz".
Leia Também: Motorista que sofreu acidente grave agradece ajuda dos bombeiros e INEM