Temido demitiu-se. O que acontece ao restante gabinete?

Lacerda Sales e Maria de Fátima Fonseca seguem os mesmos passos.

Notícia

© DGS

Notícias ao Minuto
30/08/2022 18:50 ‧ 30/08/2022 por Notícias ao Minuto

País

SNS

Marta Temido demitiu-se esta madrugada, alegando não ter condições para se manter no cargo de ministra da Saúde. Após a sua decisão, e por solidariedade,os seus secretários de Estado Lacerda Sales e Maria de Fátima Fonseca devem acompanhá-la.

A demissão da ministra pressupõe que todo o seu gabinete se torne, a partir desse momento, demissionário. Assim, ao confirmar-se a saída de Marta Temido, António Lacerda Sales (um dos principais nomes na linha de sucessão da ministra) e Fátima Fonseca devem seguir os passos da agora ex-titular da pasta da Saúde.

Este é, saliente-se, um procedimento habitual, sempre que um ministro decide abandonar o cargo.

Recorde-se que Marta Temido apresentou a demissão esta madrugada a meio de um processo negocial com os sindicatos, a poucos dias de se iniciar uma nova fase da vacinação contra a Covid-19.

Fê-lo por entender que "deixou de ter condições" para exercer o cargo. A demissão, já aceite pelo primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assumiu que aguarda o pedido de exoneração da ministra da Saúde e a proposta de nomeação do seu substituto.

Marta Temido iniciou funções como ministra da Saúde em outubro de 2018, sucedendo a Adalberto Campos Fernandes, e foi ministra durante os três últimos três executivos, liderados por António Costa.

[Notícia atualizada às 20h34]

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas