A Força Aérea realizou, ao longo do mês de agosto, 320 horas de voo dedicadas ao apoio ao combate a incêndios rurais, informa uma nota publicada no site do referido ramo das Forças Armadas.
Como explica a Força Aérea, a Esquadra 991 – 'Harpias' é uma das que se dedica à vigilância das zonas rurais do nosso país, contando já com mais de 700 horas ao serviço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no total deste ano.
Também as aeronaves C-295M, da Esquadra 502 – 'Elefantes', e P-3C CUP+ Orion, da Esquadra 601 – 'Lobos', estão empenhadas na prevenção e deteção de incêndios, informa a mesma nota.
Durante o mês de agosto foram ainda realizadas 44 missões de transporte urgente de doentes - entre ilhas do arquipélago dos Açores, da Madeira, e em transportes de longa distância, entre os Açores e o continente.
No total, a Força Aérea refere que terão sido apoiadas "cinco pessoas que se encontravam a necessitar de "assistência médica diferenciada". "As aeronaves C-295M e EH-101 Merlin, das Esquadras 502 e 751, respetivamente, transportaram 38 doentes entre ilhas no arquipélago da Madeira e 21 doentes entre ilhas nos Açores", pode ler-se na nota.
Já as seis pessoas que foram transportadas entre os Açores e o continente estiveram à responsabilidade da Esquadra 504 – 'Linces', por via de um Falcon 50.
Realizou-se ainda, durante o mesmo mês, um transporte de órgãos para transplante.
Leia Também: Força Aérea realizou em agosto 189 horas de voo em combate a incêndios