Após meses de seca e depois de uma onda de calor na qual várias zonas do país se viram fustigadas por incêndios, a chuva voltou agora a cair. No país há registo de inundações, alguns deslizamentos de terra e as imagens que chegam do rio Zêzere também são impressionantes.
Um vídeo, que foi publicado nas redes sociais e posteriormente partilhado pela página 'Meteo Trás os Montes', mostra o rio Zêzere “negro de cinzas” devido aos fogos que afetaram recentemente a Serra da Estrela.
“Águas lamacentas e negras das cinzas dos incêndios ocorridos na Serra da Estrela, rumo a Cabril e Castelo de Bode”, lê-se. O vídeo foi captado na freguesia de Orjais, uma das mais afetadas pelas chamas.
Recorde-se que a serra da Estrela foi afetada por um incêndio que deflagrou no dia 06 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e que foi dado como dominado no dia 13. O fogo sofreu uma reativação no dia 15 e foi considerado novamente dominado no dia 17 do mesmo mês.
As chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.
No dia 25, o Governo aprovou a declaração de situação de calamidade para o Parque Natural da Serra da Estrela, conforme pedido pelos autarcas dos territórios atingidos.
A situação de calamidade foi já publicada em Diário da República e vai vigorar pelo período de um ano.
Leia Também: Seia quer plano "transformador" para revitalizar Serra da Estrela