"Cinto posto, lugar fixo à vida!" É este o nome da campanha da Polícia de Segurança Pública, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), nas estradas até ao dia 19 de setembro.
Nesta, as autoridades abordam a "importância do uso dos dispositivos de segurança", integrando momentos de fiscalização e sensibilização" e vincando que "uma cadeirinha transporta muitas vidas: a do seu filho(a), a sua e a de todos os que o(a) amam".
Para levar crianças no carro é necessário ter o automóvel equipado com uma cadeirinha - no caso de estas terem menos de 12 anos de idade e altura inferior a 135 centímetros.
O que fazer?
- "Utilize uma cadeirinha (sistema de retenção) homologada e adaptada ao peso e altura da criança;
- Leia atentamente as instruções de montagem e utilização, para que fique bem instalada;
- A cadeirinha deve estar bem fixada à estrutura do veículo, através dos cintos de segurança em três pontos do próprio veículo ou através de sistema ISOFIX;
- As precintas da cadeirinha devem estar SEMPRE corretamente apertadas, ou seja, sem folgas, embora garantindo o conforto da criança."
O que é proibido?
- "Transportar ao colo, sem cadeirinha homologada;
- Manter uma cadeirinha que, apesar de homologada, já não se adapta ao peso e altura da criança;
- Não desligar o airbag do passageiro quando transporta uma criança com menos de 3 anos em cadeirinha virada para a retaguarda no banco da frente;
- Não ajustar devidamente as precintas."
Leia Também: Vai viajar com crianças no carro? Não se esqueça destas regras