O Presidente da República assinalou, no site da Presidência, o aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que esta quinta-feira, dia 15 de setembro, comemora 43 anos.
Para Marcelo Rebelo de Sousa o SNS é "uma das maiores conquistas da nossa Democracia, assegurando um verdadeiro Direito à Saúde".
Perante isto, o Presidente da República deixa os cumprimentos aos "fundadores e pioneiros [do SNS] que em todo o País se mobilizaram para reunir, multiplicar e promover as unidades de saúde", bem como “a todos os seus profissionais de saúde”, que congratula pelo "empenho e generosidade com que diariamente cuidam dos seus concidadãos".
Antes de terminar a nota, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que, em março de 2022, agraciou o SNS "com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito" e recorda "a sua importância na melhoria da saúde de todos, sem discriminação de qualquer tipo, o seu papel enquanto unificador do País, o seu caráter universal e tendencialmente gratuito", sem deixar de assinalar "a premência da sua evolução para assegurar um trajeto de excelência na resposta aos desafios dos tempos atuais e futuros".
O aniversário do SNS já tinha sido assinalado hoje pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que considera este serviço como "uma das grandes realizações da Democracia portuguesa".
O Serviço Nacional de Saúde cumpre hoje 43 anos. O @SNS_Portugal é uma das grandes realizações da democracia portuguesa e é um dos grandes fatores de unidade entre os portugueses. Agradeço a todos os profissionais que dia a dia desenvolvem e fazem funcionar o SNS. pic.twitter.com/bDUNHOlHzM
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) September 15, 2022
Leia Também: "SNS é uma das grandes realizações da Democracia portuguesa". Faz 43 anos