No passado mês de dezembro, um peixe-lua com 2,8 toneladas apareceu morto no porto da Horta, na ilha do Faial, nos Açores. Na altura suspeitou-se, pelo tamanho do animal, que este seria dos maiores alguma vez encontrados, algo que foi agora confirmado pela comunidade científica.
Além do peso, o peixe-lua em questão media 3,25 metros de comprimento e 3,6 metros de altura.
O anterior registo era de 1996, no Japão, e o peixe-lua gigante pesava 2,4 toneladas.
"Nós recolhemos os dados com todo o rigor científico e apresentamos os nossos dados a uma revista científica, que os validou, inclusive a calibração da balança. E, perante as provas documentais que mostramos, eles aceitaram o artigo para publicação. Como tal, está validado por investigadores e pela revista científica", explicou José Nuno Pereira, da Associação Naturalistas do Atlântico, à RTP Açores.
Quanto ao arrojamento deste peixe-lua, os cientistas acreditam que está relacionado com o embate numa embarcação, visto que não foram encontrados plásticos ou outros elementos prejudiciais no estômago do animal. O peixe ósseo apresentava, sim, uma contusão na cabeça que pode ter resultado de uma pancada.
It's not pretty - but it is huge!!!
— Alexander Kotrschal (@KotrschalA) October 12, 2022
A new bony fish world record: Sunfish (Mola alexandrini) found dead at the Azores with 2744kg / 325cm 🤯https://t.co/t1aKKnjvtb pic.twitter.com/tTqlJwbHoe
Leia Também: E esta? Peixe-zebra pode ajudar a devolver audição a humanos