Depois de uma semana de tempo ameno e seco, eis que a chuva regressa. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana e 17 a 23 de outubro será marcada por dias mais chuvosos e quentes, quando comparados com o habitual para esta época do ano, registando-se temperaturas que podem subir até 6°C acima da média.
“A anomalia negativa da precipitação total é mais elevada nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas terras altas do Norte e Centro e a anomalia positiva da temperatura média é mais elevada nas regiões do interior”, indica o organismo, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
No arranque da semana, o IPMA revela que Portugal Continental estará “sob a influência de uma corrente de sul, associada à circulação induzida por uma vasta região depressionária entre as Ilhas Britânicas, o arquipélago dos Açores e a Península Ibérica”. Espera-se, por isso, chuva, “que poderá ser persistente e/ou pontualmente forte nas regiões mais a norte”, assim como vento, “em especial nas terras altas e no litoral oeste”.
“Ao longo da semana, o cenário mais provável será a ocorrência de precipitação, em especial nas regiões do Norte e Centro. Contudo, dever-se-á avaliar a situação sinóptica no início da próxima semana, uma vez que este é um cenário com alguma incerteza associada”, ressalva.
As temperaturas deverão ser variáveis ao longo da semana, mas as máximas não deverão ultrapassar os 32°C, nas regiões do Alentejo, vale do Tejo, Sado e Guadiana. Por sua vez, a temperatura mínima poderá alcançar os 18°C, em alguns locais do litoral e nas regiões a sul do vale do Tejo.
De notar ainda que o Copérnico, programa de Observação da Terra da União Europeia, emitiu um alerta que dá conta de que a Península Ibérica - e, em concreto, o território português - poderá vir a ser afetada por uma nova vaga de poeiras do Saara "nos próximos dias".
Em causa está um fenómeno que se tem ainda verificado noutros locais do mundo desde o início do mês. De facto, registaram-se várias tempestades de poeiras provenientes deste deserto em várias regiões fora do continente africano, esclarece a informação veiculada no site.
"De acordo com a previsão de aerossóis do Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copérnico, uma nova tempestade provavelmente irá afetar a Península Ibérica nos próximos dias", pode ler-se no aviso veiculado pela mesma fonte.
Leia Também: Afinal, o que se pode esperar para o outono? Tempo quente e menos chuva