PJ, Cabo Verde e Marinha: O vídeo dos 60 fardos de droga ocultos em barco

Uma operação internacional de combate ao tráfico de droga permitiu apreender 1,6 toneladas de cocaína que tinha como destino a Europa. O pesqueiro foi desviado para Cabo Verde, onde a tripulação se encontra detida.

NotíciaVídeo

© Marinah Portuguesa/ Facebook

Notícias ao Minuto
01/12/2024 23:25 ‧ 01/12/2024 por Notícias ao Minuto

País

Polícia Judiciária

As imagens do pesqueiro que transportava 1,6 toneladas de cocaína e que foi intercetado pelas autoridades portuguesas numa operação internacional foram partilhadas nas redes sociais.

 

O vídeo mostra as instalações da embarcação, assim como parte dos 60 fardos de cocaína que foram encontrados num compartimento oculto.

Note-se que esta operação foi anunciada este domingo pela Polícia Judiciária (PJ), que em colaboração com a Marinha localizou e intercetou a embarcação através do navio patrulha oceânico desa última autoridade. A bordo seguiam elementos da Polícia Judiciária portuguesa e cabo-verdiana, região para onde foi escoltada a embarcação que continha a droga - dado que esta se encontrava a cerca de 500 milhas náuticas (cerca de 900 quilómetros) a oeste do arquipélago de Cabo Verde.

Após atracar, a embarcação foi alvo de buscas e todos os membros da tripulação, homens de nacionalidade brasileira, foram detidos pelas autoridades cabo-verdianas.

Os suspeitos têm idades entre os 28 e 43 anos e serão presentes às autoridades judiciárias cabo-verdianas na segunda-feira para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

Que operação foi esta?

A PJ explicou em comunicado que o pesqueiro tinha uma bandeira do Brasil e que existiam fortes suspeitas do mesmo estar a ser usado por uma organização criminosa no transporte de uma elevada quantidade de cocaína entre a América do Sul e o continente europeu.

A Operação Ventos Alísios, como foi denominada, foi coordenada através do Maritime Analisys and Operations Centre - Narcotics (MAOC-N), uma plataforma de cooperação internacional para reforço do combate ao tráfico de drogas por via marítima, com sede em Lisboa, e da qual fazem parte nove países europeus: Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Alemanha.

Além do envolvimento direto de Cabo Verde e de Portugal, esta operação contou também com a colaboração ativa da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration dos EUA e da National Crime Agency do Reino Unido, referiu também a PJ, adiantando que as investigações a este caso prosseguem.

Em comunicado após o anúncio desta operação, o Ministério da Defesa elogiou o "papel fundamental e insubstituível" da Marinha "no combate à criminalidade, nomeadamente, da altamente organizada, casos do tráfico de estupefacientes e do tráfico de pessoas".

Já o diretor da Polícia Judiciária de Cabo Verde reafirmou o empenho no combate ao tráfico de droga, por ser "alicerce" de outros crimes no arquipélago. Em conferência de imprensa, Manuel da lomba destacou que a cocaína apreendida tinha um alto grau de pureza.

"Há uma relação muito forte da PJ de Cabo Verde com a PJ portuguesa, muito profícua", referiu, acrescentando o papel decisivo, neste caso, das autoridades dos EUA, Reino Unido, Brasil e da Marinha Portuguesa, cujos meios levaram os agentes para o mar, além de outros países numa plataforma comum.

Os investigadores das duas polícias judiciárias, de Portugal e Cabo Verde, "estiveram vários dias no mar, na operação", descreveu o responsável cabo-verdiano, não ser "a primeira vez" que o tráfico é dissimulado com um barco de pesca.

A investigação prossegue, seguindo-se o envio de todo o processo para o Ministério Público cabo-verdiano, concluiu.

Veja as imagens do pesqueiro na galeria acima.

Leia Também: Marinha e PJ intercetam pesqueiro com cocaína em operação internacional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas