"Olá Pai" e "Olá Mãe". É desta forma que se inicia a (nova) burla que está a circular na aplicação de mensagens WhatsApp. Esta quarta-feira, nas redes sociais, a Guarda Nacional Republicana (GNR) indicou em que consiste esta tentativa de engano e quais o que deve fazer se for potencial vítima.
Nesta burla, adiantam os militares, "os burlões recorrem ao envio de mensagens, através da plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp, fazendo-se passar por filhos das vítimas" e "solicitando que lhe seja realizada uma transferência de dinheiro urgente, para resolver um problema inesperado".
Assim, "se receber uma mensagem de alguém que se anuncia como sendo seu filho(a), confirme a chamada, ligando para o seu filho(a)" e, "se for contactado por um destes números, não faça qualquer pagamento ou transferência sem se certificar", aconselha-se.
Perante este tipo de situações, a GNR vinca ainda que "deverá bloquear o contato telefónico que o contactou e denunciar esse mesmo contacto junto das autoridades competentes".
Se foi lesado poderá apresentar queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital que aqui consta.
Leia Também: GNR desmantela rede de produção e tráfico de canábis em Mirandela