Em comunicado, o Comando Regional da PSP esclarece que os detidos se "aproveitavam da concentração de vários indivíduos em tratamento de dependências relacionadas com derivados de opiáceos, que se deslocam diariamente para a toma de metadona", junto da carrinha de uma associação na freguesia de Cabouco, aliciando-os "com a aquisição de doses individuais de heroína e da vulgarmente designada droga sintética".
Os homens foram detidos "em flagrante delito por estarem fortemente indiciados de praticarem, em coautoria, um crime de tráfico de estupefacientes", acrescenta a PSP.
Aquela polícia descreve que, com base em informações "de um cenário de tráfico de estupefacientes, com venda direta ao consumidor, no local onde se desloca diariamente uma carrinha afeta ao serviço de reabilitação e tratamento de toxicodependentes da associação ARRISCA, a PSP avançou com uma operação policial na freguesia de Cabouco, no concelho da Lagoa".
No âmbito da operação policial, foi também realizada uma busca não domiciliária que levou a PSP a apreender "136 doses individuais de heroína e 140 doses de uma substância sintética, cerca de 180 euros em numerário e outros utensílios relacionados com a atividade de traficância".
Após terem sido presentes a interrogatório judicial, no Tribunal de Ponta Delgada, os dois detidos ficam a aguardar o desenvolvimento dos processos com apresentações obrigatórias perante as autoridades e a proibição de contactos com pessoas dependentes de estupefacientes.
Leia Também: PSP deteve em Lisboa 158 pessoas (só) no último fim de semana