Uma jovem de 25 anos, de nacionalidade espanhola, viu-se perdida no trilho pedestre ‘Lapas Negras’, tendo de ser resgatada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira, na quinta-feira.
“Pelas 18h00, a cidadã, que se havia proposto a efetuar o trilho pedestre não recomendado conhecido por ‘Lapas Negras’, trilho de difícil progressão, extremamente íngreme e escarpado sito no Concelho de São Vicente, contactou um familiar que se encontrava em Espanha, alertando que [estava] perdida e necessitava de auxílio”, detalha aquela força de segurança, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Nessa linha, o familiar “prontamente contactou com a central de emergência deste Comando Regional dando conhecimento da situação”, pelo que foi acionado um carro-patrulha da Esquadra de São Vicente, segundo a mesma nota.
Devido ao perigo, que aumentou com o cair da noite e da temperatura, foi acionada a Brigada de Busca e Socorro, Salvamento e Resgate em Montanha da PSP, em coordenação com o Serviço Regional de Proteção Civil.
As autoridades conseguiram ainda manter contacto telefónico com a vítima, obtendo a sua localização exata, pela 1h30 da manhã. A jovem, que apresentava ferimentos ligeiros e sinais de hipotermia, foi encaminhada por outro trilho até ao Centro de Saúde de São Vicente, onde recebeu assistência médica, pelas 8h00 da manhã.
A operação de resgate terminou, assim, ao fim de 10 horas, “num cenário com condições de progressão extremamente difíceis devido ao terreno onde se desenrolaram, especialmente no período noturno”.
“O sucesso desta operação contou com a preciosa colaboração de um cidadão residente em São Vicente, o qual, ao verificar movimentações policiais naquele local, sendo conhecedor daquele trilho e da sua perigosidade, de modo incondicional, imediatamente voluntariou-se para acompanhar e auxiliar a Equipa de Busca e Salvamento na sua missão”, destaca o comunicado, que remata com o apelo para que os cidadãos “nunca efetuem este tipo de atividade sozinhos, com condições atmosféricas adversas ou sem o vestuário adequado, e nunca percorram trilhos não recomendados”.
Leia Também: Madeira. Pandemia foi "oportunidade" para o turismo, mas há nova ameaça