A Marinha coordenou, este sábado, o resgate de um tripulante de um navio de bandeira francesa, que navegava entre a ilha da Madeira e o continente.
O tripulante era um homem de 39 anos, com queixas de doença súbita, "provavelmente, do foro cardíaco", indica a Marinha em comunicado.
"A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) foi contactada, ontem, pelo centro homólogo francês, o MRCC GRIS-NEZ, a solicitar a evacuação urgente de um tripulante do navio petroleiro Elias Larus, de bandeira francesa", precisa o documento.
O navio em causa navegava a cerca de 434 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 803 km, de São Miguel e a cerca de 240 milhas náuticas, equivalente a 444 km, da ilha da Madeira, com destino a Portugal Continental.
"Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) foi confirmada a necessidade de evacuação urgente do tripulante, a fim de receber assistência médica hospitalar", adianta a Marinha.
Foi ativado o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa para realizar o resgate. O tripulante foi transportado para uma unidade hospitalar no Funchal, à qual chegou pelas 22h08. "Neste momento, encontra-se estável e a realizar exames médicos", conclui o comunicado.
Nesta ação, estiveram envolvidos o MRCC GRIS-NEZ, o MRCC Delgada, o Sub Centro do Funchal (MRSC Funchal), o CODU – Mar, o RCC Lages, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira e duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa.
Leia Também: GNR resgata raposa com "dificuldades de locomoção" em Manteigas