IPMA eleva para 14 os distritos sob aviso laranja devido à chuva forte
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de nove para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.
© Reuters
País IPMA
Os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de hoje e as 03h00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12h00 de hoje, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00h00 e as 12h00 de terça-feira e Lisboa entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de terça-feira, passando depois a amarelo.
Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03h00 de quarta-feira.
Ainda no continente, o IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga com aviso amarelo até às 15h00 de hoje e Faro e Beja entre as 12h00 e as 15h00 de terça-feira por causa do vento forte.
Sob aviso amarelo estão ainda os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Registadas 526 ocorrências entre as 16h de domingo e as 7h de hoje
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 16h00 de domingo e as 7h00 desta segunda-feira, em Portugal continental, 526 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria no norte do país.
"Não há ocorrências com gravidade. [Hoje] Têm estado a ser registadas ocorrências sobretudo na região Norte devido à precipitação e vento. Principalmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro", disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da ANEPC.
A maioria das situações dizem respeito a quedas de árvores (202), inundações (116) e limpeza de vias (104), adiantou.
As 526 ocorrências envolveram 1.979 operacionais e 725 veículos.
Leia Também: Nove distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva forte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com