Proteção Civil envia SMS à população do Norte. "Risco de cheias"

Mensagem de alerta não foi acionada no distrito de Lisboa, na passada quarta-feira, apesar do aviso de mau tempo do IPMA.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
12/12/2022 09:54 ‧ 12/12/2022 por Notícias ao Minuto

País

Mau tempo

A Proteção Civil está a enviar mensagens por telemóvel (SMS), à população da região Norte, com avisos sobre o mau tempo esperado para os próximos dias.

"Chuva forte e persistente na sua região nas próximas 48 horas. Risco de cheias e inundações. Fique atento", lê-se na mensagem.

O conteúdo da SMS foi partilhado pela própria Proteção Civil no Twitter.

Recorde-se que, na passada quarta-feira, dia 7 de dezembro, apesar do alerta vermelho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o distrito de Lisboa, a Proteção Civil não acionou a SMS de alerta para cheias.

Na altura, isso causou polémica, contudo, o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, disse que a situação foi acautelada e foi feita toda a comunicação necessária.

A chuva forte acabou por provocar avolumados danos nas zonas de Alcântara, Algés e Amadora. Uma pessoa morreu mesmo na sequência das inundações em Algés.

Esta segunda-feira são 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já alertou a população para a continuação do mau tempo até terça-feira, com chuvas e ventos fortes, reforçando o pedido para uma condução defensiva ou não atravessar zonas de cheias.

Leia Também: Cheias em Lisboa? "A Proteção Civil agiu tarde e a más horas"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas