As Forças Armadas foram acionadas para reforçar as operações em curso nas áreas mais afetadas pelas chuvas intensas desta terça-feira, na área da Grande Lisboa.
A informação foi avançada pelo comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num ponto de situação feito pelas 12h30.
De acordo com André Fernandes, foi solicitado às Forças Armadas meios com recurso a módulos de alta bombagem para a região de Lisboa, "para reforçar as operações que estão em curso para ajudar àquilo que é a reabilitação mais rápida das áreas afetadas".
Segundo o responsável, "face a esta situação houve a necessidade de haver este reforço de meios em particular ao distrito de Lisboa e à cidade de Lisboa", pelo que foram também acionados, "logo de manhã", um grupo de bombagem de Santarém, também da força especial da Proteção Civil, bem como um grupo específico do distrito de Viseu "com grande capacidade de bombas de alto débito para auxiliar naquilo que é a reposição da normalidade".
Recorde-se que Lisboa está sob alerta vermelho devido ao mau tempo. Várias zonas da capital estão inundadas e prevê-se mais um período de chuva intensa na tarde desta terça-feira.
Leia Também: Ponto da situação: As estradas e vias ferroviárias cortadas ao meio dia