O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha alertado para um agravamento do estado do tempo no continente, após uma trégua no fim de semana, e tinha colocado o território sob aviso 'amarelo' (o menos grave de uma escala de três) para chuva forte a partir de segunda-feira.
Hoje, o IPMA destaca que os distritos de Viana do Castelo e de Braga estarão já sob aviso 'amarelo' a partir das 18:00 de hoje devido ao vento forte.
Na segunda-feira, à exceção de Faro e Beja, todo o continente estará sob aviso 'amarelo' devido à precipitação forte, que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra está prevista a partir das 06:00.
No entanto, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto o aviso do IPMA para precipitação forte sobe para nível 'laranja' (o segundo mais grave) a partir das 21:00 de segunda-feira, e no dia seguinte também os distritos de Vila Real, Viseu e Coimbra estão a 'laranja' no mapa dos avisos do instituto.
Também a 'amarelo' estará toda a costa do continente a partir da madrugada de segunda-feira devido a previsões de agitação marítima forte.
Hoje, os arquipélagos dos Açores e da Madeira estão sob aviso 'amarelo' para agitação marítima.
No grupo central dos Açores, o aviso é também 'amarelo' para o vento e para precipitação por vezes forte.
Para hoje, o IPMA prevê para o continente céu em geral muito nublado, aumento da intensidade do vento no litoral oeste e terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.
Para os Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, com períodos de aguaceiros que podem ser fortes no grupo central, e vento forte no grupo oriental.
Para a Madeira, o IPMA prevê hoje céu geralmente muito nublado, aguaceiros a partir da tarde, sendo mais intensos no fim do dia e vento moderado.
Quanto a temperaturas, a mínima mais baixa foi de 3ºC em Bragança, enquanto as máximas mais elevadas estão previstas para Aveiro e Braga, com 18ºC.
Lisboa terá uma máxima de 17ºC e uma mínima de 10ºC.
Leia Também: Mau Tempo. Duas populações isoladas e 45 vias rodoviárias interditas