Face à previsão de agravamento do estado do tempo com forte precipitação de chuva para os próximos dias, anunciada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu manter ativa a resposta de emergência para acolher pessoas em situação de sem-abrigo.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a autarquia explica que "continuam a existir vagas no Centro de Acolhimento e Emergência Municipal de Santa Bárbara, no Centro de Alojamento de Xabregas e no Centro de Acolhimento do Beato, num total de 45 camas disponíveis para quem solicitar apoio ou seja identificado pelas equipas de rua".
As pessoas encaminhadas para estes centros têm acesso a cama, refeições quentes, higiene e cuidados de saúde.
De acordo com a CML, "no período das fortes chuvas da última semana e no espaço de 48 horas, mais de 30 pessoas em situação de sem-abrigo recorreram ao plano de emergência" da autarquia.
A resposta da Câmara de Lisboa também se destina aos migrantes timorenses que se encontrem a pernoitar na rua e aceitem esse apoio. "Desde o início das últimas chuvas, foram encaminhados 47 timorenses para diversos centros de acolhimento", garante ainda a autarquia na mesma nota.
Leia Também: Proteção Civil alerta para chuva intensa. "Há avisos de cheias"