O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgou, esta quarta-feira, várias “recomendações úteis” para passar uma passagem de ano em segurança: em casa ou na rua.
Num comunicado, partilhado no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o INEM aconselhou as pessoas que vão viajar a “verificar previamente as condições de segurança do veículo”, como os pneus, travões e cintos de segurança, e a “acondicionar bem as bagagens”, de forma a evitar objetos soltos.
Já no que ao transporte de crianças diz respeito, este deverá ser “feito em cadeirinhas adequadas ao seu tamanho”. O condutor deverá colocar devidamente o cinto de segurança e certificar-se que todos os ocupantes o fazem.
Se for realizar uma viagem longa, lembre-se de parar “regularmente para descansar e cumpra as regras do código da estrada e as normas de segurança rodoviária”. Em caso de acidente, deverá colocar o “triângulo a cerca de 30 metros de distância” e assegurar-se que “fica bem visível”. “E, não se esqueça, se conduzir, não beba”, alerta o INEM.
Se decidir ficar por casa, “evite decorações e luzes de Natal ao alcance das crianças”. Não deixe velas acesas nem luzes de Natal acesas durante a noite e não tenha velas acesas próximo de superfícies inflamáveis ou ao alcance de crianças.
Deverá também ter “especial atenção a braseiras e lareiras” e certificar-se que não ficam acesas durante a noite. Evite também os riscos de intoxicação por gases, ventilando as áreas onde estes existam, como por exemplo as cozinhas.
Em caso de emergência, deverá ligar para o número 112.
Leia Também: Mais de 30% dos portugueses vão ficar em casa na passagem de ano