De acordo com um comunicado do IPMA emitido na quarta-feira e válido até às 23:59 do dia 01 de janeiro, a região da Madeira será afetada pela passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica, circunstância que motivará a ocorrência de chuva.
"A partir do final do dia 30 [sexta-feira], prevê-se que ocorra precipitação fraca em todo o arquipélago", refere a instituição, adiantando que no final do dia 31 de dezembro, no período da passagem de ano, a probabilidade da ocorrência de chuva é superior a 80% nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas.
Na Madeira, a noite da passagem de ano é assinalada com um grande espetáculo de fogo-de-artifício no anfiteatro do Funchal, que constitui um dos maiores cartazes turísticos da região e atrai milhares de pessoas, madeirenses e estrangeiros, à capital da ilha, sendo que este ano a ocupação hoteleira ronda os 100%.
O IPMA prevê também a probabilidade de chuva moderada ao longo do dia 01 de janeiro, bem como vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte nas zonas montanhosas.
As temperaturas, contudo, vão manter-se amenas até ao dia 01 de janeiro, com a máxima a variar entre os 20 e os 22 graus centigrados e a mínima entre os 17 e os 18.
Por outro lado, a agitação marítima deverá manter-se abaixo de três metros de altura, com uma componente de oeste-noroeste.
Leia Também: Orçamento e Plano de Investimentos da Madeira para 2023 publicados em DR