Com várias regiões em aviso amarelo devido ao mau tempo que se deverá abater sobre Portugal nos próximos dias, acumulam-se aquelas que, de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos, optaram por cancelar as celebrações de Ano Novo. Recorde aqui os locais afetados.
A primeira a soar o alarme foi a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que anunciou, esta sexta-feira, o cancelamento das celebrações marcadas para a noite da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos, "seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população".
Seguiu-se a autarquia de Viseu que, devido ao "agravamento do estado do tempo, em especial a precipitação", decidiu, também, cancelar as festividades, justificando que "as condições meteorológicas adversas não permitem garantir a logística necessária à normal realização do programa".
Mas nem tudo são más notícias. Tal como planeado, o fogo de artifício será lançado pela meia noite, "cumprindo com as condições e perímetro de segurança definidos para a ocasião".
Por seu turno, a Câmara de Moimenta da Beira vai adiar os concertos previstos para a passagem de ano para o dia 7 de janeiro, devido às previsões de mau tempo para a noite de sábado.
De notar que, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), vão estar sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo devido ao vento, entre as 21h desta sexta-feira e as 9h de sábado. As rajadas podem chegar aos 80 km/h.
Os avisos por causa da chuva chegam no último dia do ano, no caso do Porto, Braga e Viana do Castelo. No domingo, estendem-se a Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança.
Leia Também: Proteção Civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras