Ilha das Flores já tem semáforo. "É o primeiro do grupo Ocidental"

Sinal de trânsito foi colocado na Caveira para trazer mais segurança a uma das estradas da freguesia.

Notícia

© Jorge Ventura

Natacha Nunes Costa
12/01/2023 14:53 ‧ 12/01/2023 por Natacha Nunes Costa

País

Açores

A ilha das Flores viu ser instalado, esta terça-feira, o seu primeiro semáforo. O assunto deu azo a algumas brincadeiras no Twitter, depois de o empresário Jorge Ventura ter informado os seus seguidores da instalação de um limitador de velocidade - nesta que é uma das mais pequenas ilhas do arquipélago dos Açores.

"A Ilha das Flores inaugurou ontem [terça-feira] o seu primeiro semáforo, onde é que isto vai parar", tweetou o também presidente do Clube Naval das Lajes das Flores.

A partir daí seguiram-se vários tweets de humor por parte de diferentes internautas. Um notou mesmo que, com esta novidade, a ilha das Flores acabará como Lisboa, atolada de trotinetes.

Apesar das brincadeiras, a instalação deste limitador de velocidade foi pedida pelo presidente da Junta da Caveira por um motivo muito sério. Em causa estava a segurança dos 75 habitantes da freguesia, principalmente, das crianças.

"Desde 2021 que pedia ao Governo [dos Açores] uma solução para aquela estrada. Pelo menos duas pessoas quase que foram atropeladas ali", revelou Eduardo Melo ao Notícias ao Minuto, acrescentando que, o semáforo foi colocado numa passadeira, junto a uma paragem de autocarros, assim como de um café e da própria junta.

"As crianças saiam do autocarro e os carros nem viam se elas estavam a atravessar a passadeira, era sempre a andar. Foi assim que duas iam sendo atropeladas", contou o responsável.

Numa primeira fase, estudou-se a possibilidade de instalar lombas no local. Contudo, o Executivo açoriano preferiu, por diversas razões, instalar um semáforo que é acionado quando deteta viaturas a circularem acima dos 50 km/hora.

Para Eduardo Melo o "primeiro semáforo do grupo Ocidental", como referiu com orgulho ao Notícias ao Minuto, "já melhorou muito a circulação na freguesia". "As pessoas são agora obrigadas a abrandar, é uma grande vantagem", concluiu.

Leia Também: Vídeo mostra avião da SATA a 'lutar' contra ventos fortes nos Açores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas