Barreiro. Namorado de Patrícia Gaspar tem "currículo à prova de bala"

Declarações do vice-presidente do Barreiro, depois da polémica nomeação de Rui Laranjeira para o cargo de coordenador da Proteção Civil do município.

Notícia

© Site 'Afirmar o Barreiro'

Notícias ao Minuto
13/01/2023 10:15 ‧ 13/01/2023 por Notícias ao Minuto

País

Proteção Civil

A Câmara Municipal do Barreiro garantiu, na quinta-feira, dia 12 de janeiro, durante uma sessão ordinária da Assembleia Municipal, que o novo coordenador da Proteção Civil do município, Rui Laranjeira, tem as competências necessárias para desempenhar o cargo.

O esclarecimento da autarquia surge depois da revista Sábado ter revelado que Rui Laranjeira, namorado da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, foi nomeado em dezembro, pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, para o cargo e que recebe uma remuneração "equiparada ao de dirigente intermédio de 1º grau" quando, cinco meses antes, o mesmo cargo tinha uma remuneração inferior correspondente a dirigente intermédio de 3º grau.

Segundo a revista, Rui Laranjeira exerceu, até agora, funções como diretor de segurança da Casa Ermelinda Freitas. Contudo, a Câmara Municipal do Barreiro garante, numa nota curricular divulgada pela autarquia, que o namorado de Patrícia Gaspar exerceu funções como comandante de permanência de operações na sala de operações do Comando Nacional da Proteção Civil, entre 2009 e 2021.

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal desta quinta-feira, o vice-presidente do Barreiro, Rui dos Santos Braga, fez questão de salientar que "o homem que foi nomeado para a Proteção Civil do Barreiro tem um currículo que fala por si".

"O senhor presidente da Câmara do Barreiro escolheu, de entre as opções que estavam disponíveis em Portugal e certamente do conhecimento que tinha, alguém que tinha um currículo que é, diria eu, à prova de bala", atirou o responsável socialista, acrescentando que, quem analisar o currículo de Rui Laranjeira, "facilmente" chegará à conclusão que o Barreiro está "bem entregue, a um coordenador que tem, não só a experiência necessária, como o conhecimento necessário para gerir situações que desejamos que não aconteçam".

Por sua vez, na manhã desta sexta-feira, Rui Braga esteve na SIC Notícias a prestar esclarecimentos sobre o caso. Para o vice-presidente do Barreiro, "é um mero acaso a notícia da relação pessoal" de Rui Laranjeira com Patrícia Gaspar e "quanto a isso não há comentários a fazer, é do foro pessoal".

Quanto à remuneração, Rui Braga garantiu que Rui Laranjeira "não vai ganhar mais que o antigo coordenador", ao contrário do que afiança a revista Sábado. "O atual coordenador que vai entrar em funções vai auferir o mesmo salário que o antigo coordenador tinha. O que se passou é que houve uma atualização do salário do anterior coordenador civil", sublinhou.

Questionado sobre as razões desta atualização, feita há alguns meses, o vice-presidente do Barreito respondeu que "foi equiparado a diretor de departamento" e "porque é justo, porque é coordenador da Proteção Civil".

[Notícia atualizada às 10h33]

Leia Também: Deputados aprovam audição de secretária de Estado da Proteção Civil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas