As inscrições das famílias que quiserem acolher peregrinos durante as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam de 1 a 6 de agosto, já está aberta.
Segundo o site da organização, a inscrição deverá ser feita nas respetivas paróquias das dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal.
"A responsabilidade e controlo da idoneidade das famílias caberá às respetivas paróquias de acolhimento", lê-se ainda na página.
Apesar de estas inscrições se referirem ao período em que o encontro religioso decorre, é de salientar que os voluntários de longa duração já foram recebidos por algumas famílias de acolhimento, desde outubro do ano passado.
O que é preciso para ser uma família de acolhimento:
- Cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa:
- As famílias deverão disponibilizar uma área adequada para que os peregrinos possam pernoitar, com um mínimo de 2 m2 por peregrino;
- Em todo o caso, não haverá obrigatoriedade de fornecer cama individual;
- O(s) responsável(is) de cada casa devem ser adultos;
- Não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos que acolhem. O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável.
O Papa Francisco marcará também presença no evento. São esperados mais de 200 mil jovens nestas jornadas, que estavam inicialmente previstas para 2022, mas foram, entretanto, e devido à pandemia de Covid-19, adiadas para 2023.
Leia Também: Publicadas postumamente críticas do cardeal Pell ao Papa Francisco