"O INEM confirma que, num primeiro momento, por lapso do CODU, uma grávida foi orientada para o Hospital de Abrantes. A situação foi prontamente corrigida e, após uma primeira observação na unidade de Abrantes e reunidas as condições de segurança, a senhora foi então conduzida para a maternidade do Hospital de Santarém. A senhora e o bebé em gestação estão bem e a gravidez está a ser acompanhada em regime de internamento."
Assim responde o INEM, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, à polémica sobre a grávida de Torres Vedras, de 33 semanas, que, na madrugada de domingo, percorreu mais de 200 quilómetros numa ambulância até chegar ao Hospital Distrital de Santarém, onde se encontra internada.
Isto após, inicialmente, ter sido orientada para o Hospital de Abrantes, onde as urgências de obstetrícia se encontravam fechadas, no âmbito do sistema de rotatividade em que esse setor tem funcionado no país.
"As circunstâncias que motivaram o lapso no CODU estão a ser apuradas e foram corrigidos os procedimentos para que não se venha a repetir uma situação similar", garante o INEM na mesma nota informativa.
Leia Também: Ordem alerta Governo para falta de segurança de viaturas do INEM