A Marinha Portuguesa revelou, este sábado, que ao longo dos últimos dias teve uma “ação ativa no acompanhamento e vigilância de dois navios da Marinha russa”.
Em comunicado enviado às redações, a Marinha revelou que a fragata Bartolomeu Dias, “em colaboração com países aliados e da NATO, esteve a acompanhar a passagem de uma fragata de origem russa por Portugal, desde o dia 12 de janeiro até esta semana”.
Durante seis dias, o navio “vigiou permanentemente” a fragata russa Admiral Gorshkov, “na sua deslocação pelo continente até cerca de 1.300 quilómetros a oeste da ilha das Flores, no meio do oceano Atlântico”.
Já o navio Sines, “que se encontra em missão na Zona Marítima dos Açores, também acompanhou o navio reabastecedor Kama, entre os dias 19 e 20 de janeiro”.
Na nota, a Marinha Portuguesa garantiu ainda que “mantém uma vigilância ativa das áreas de interesse nacional, através do seu Centro de Operações Marítimas, assegurando uma prontidão adequada dos navios com o objetivo de promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.
Leia Também: Ex-militar norte-americano morre em combate na Ucrânia