Marinha acompanhou passagem de navios russos na costa portuguesa

Durante seis dias, a Marinha "vigiou permanentemente" a fragata russa Admiral Gorshkov. Já entre 19 e 20 de janeiro acompanhou o navio Kama.

Notícia

© Marinha Portuguesa

Márcia Guímaro Rodrigues
21/01/2023 13:37 ‧ 21/01/2023 por Márcia Guímaro Rodrigues

País

Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa revelou, este sábado, que ao longo dos últimos dias teve uma “ação ativa no acompanhamento e vigilância de dois navios da Marinha russa”. 

Em comunicado enviado às redações, a Marinha revelou que a fragata Bartolomeu Dias, “em colaboração com países aliados e da NATO, esteve a acompanhar a passagem de uma fragata de origem russa por Portugal, desde o dia 12 de janeiro até esta semana”.

Durante seis dias, o navio “vigiou permanentemente” a fragata russa Admiral Gorshkov, “na sua deslocação pelo continente até cerca de 1.300 quilómetros a oeste da ilha das Flores, no meio do oceano Atlântico”.

Já o navio Sines, “que se encontra em missão na Zona Marítima dos Açores, também acompanhou o navio reabastecedor Kama, entre os dias 19 e 20 de janeiro”.

Na nota, a Marinha Portuguesa garantiu ainda que “mantém uma vigilância ativa das áreas de interesse nacional, através do seu Centro de Operações Marítimas, assegurando uma prontidão adequada dos navios com o objetivo de promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.

Leia Também: Ex-militar norte-americano morre em combate na Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas