A Câmara Municipal de Lisboa anunciou, este domingo, que decidiu prolongar até 1 de fevereiro o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo, devido ao tempo frio.
"Face às previsões que apontam para a continuidade da vaga de frio e valores de temperatura baixa nos próximos dias, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu prolongar o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação Sem-Abrigo Perante o Tempo Frio, com duração prevista até dia 1 de Fevereiro", informa, em comunicado, a autarquia, acrescentando que esta data será "avaliada em permanência".
Desta forma, continua a manter-se ativa a estrutura de apoio que foi criada a 24 de janeiro para o Plano, que implicava, entre outros procedimentos, a existência de sete locais, "onde as Equipas Técnicas de Rua efetuam o encaminhamento das pessoas em situação sem-abrigo para o Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, sito na Rua Natália Correia 10". São eles:
1. Rossio (entrada estação Metro/Praça Dom Pedro IV);
2. Intendente (entrada estação de metro/Sapataria Guimarães);
3. Saldanha (entrada estação metro junto ao Novo Banco);
4. Gare do Oriente (entrada principal Gare Oriente);
5. Estação de Santa Apolónia (Átrio principal da estação da CP);
6. Cais do Sodré (entrada Estação Fluvial);
7. Alcântara (Em frente ao pingo doce, Rua de Cascais).
Além disso, as estações de Metropolitano do Rossio, Santa Apolónia e Oriente vão continuar a estar abertas à população em situação sem-abrigo das 23h00 às 06h30.
"No Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, onde funcionará o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos", acrescenta ainda a câmara liderada por Carlos Moedas.
Leia Também: Resguarde-se. Temperaturas vão descer (mais) na 1.ª semana de fevereiro