Apreendidos 320 mil cigarros destinados a "comercialização ilícita"

No decorrer desta ação policial foi ainda detido o condutor desta viatura - um homem de 21 anos. Tudo aconteceu no concelho da Trofa.

Notícia

© GNR

Notícias ao Minuto
07/02/2023 11:11 ‧ 07/02/2023 por Notícias ao Minuto

País

Apreensão

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, 320 mil cigarros por "introdução fraudulenta no consumo", no concelho da Trofa, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A apreensão deu-se na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária na autoestrada A3, que visou uma viatura ligeira de mercadorias que, no seu interior, transportava diversas caixas contendo tabaco manufaturado, "sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC)", explica a autoridade.

A GNR explicou ainda que o valor do tabaco apreendido ascende aos 70 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) num valor de 54 mil euros.

No decorrer desta ação policial foi ainda detido o condutor desta viatura - um homem de 21 anos. O indivíduo vai ser presente, esta terça-feira, no Tribunal Judicial de Santo Tirso.

A GNR apreendeu ainda um bastão extensível - considerado uma arma proibida -, que estava na posse do condutor.

Leia Também: Cigarros eletrónicos tão maus como tradicionais, diz estudo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas