A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, esta quinta-feira, que apreendeu mais de 100 mil artigos pirotécnicos, depois de ter realizado 72 operações de fiscalização relacionadas com a área de armas e explosivos, no âmbito da operação 'Carnaval em Segurança 2023'.
Num comunicado no qual faz o balanço desta operação, a força de segurança explica que os principais alvos das referidas ações "foram os estabelecimentos comerciais de revenda de artigos pirotécnicos, pirotecnias e operadores similares, devido à elevada procura durante o Carnaval e à perigosidade associada à utilização dos mesmos".
Desta forma, a PSP fiscalizou 65 estabelecimentos comerciais de revenda de artigos pirotécnicos, três pirotecnias, dois locais de emprego de explosivos e um estanqueiro.
"Foram detetadas, no total, 16 infrações relacionadas com a violação e incumprimento dos deveres e regras previstos para os operadores económicos, com a posse, transporte e armazenagem de artigos de pirotecnia em desrespeito das prescrições contidas em regulamentação e com a utilização de artigos de pirotecnia em violação das prescrições contidas nos respetivos rótulos", informa a PSP.
A força de segurança acabou por apreender 102.858 artigos pirotécnicos e 21,5 quilos de produto explosivo.
A PSP reforça que, para garantir a segurança de todos, "qualquer utilização de artigos pirotécnicos terá sempre de cumprir os demais preceitos legais".
Leia Também: PSP deteve 584 pessoas na operação Carnaval