A Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas da 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia participou, este mês, no exercício 'Black Eagle', organizado pelo grupo de combate francês.
Segundo dá conta uma nota publicada no site do Exército português, o exercício ocorreu na região romena de Cincu.
A força portuguesa integrou o exercício com 78 militares e 19 viaturas, tendo-se dedicado ao treino de "execução de operações ofensivas e defensivas" e praticado "tarefas específicas em ações com armas combinadas". Por outro lado, "partilhou e ampliou o conhecimento dos meios que equipam as diferentes Forças da NATO" presentes na Roménia.
Como esclarece a mesma nota, o exercício 'Black Eagle' teve como finalidade "desenvolver a interoperabilidade entre as diferentes nações para executarem operações conjuntas e combinadas". O mesmo contou com a presença de um total de 200 militares e 35 viaturas, provenientes das Forças Armadas francesas, romenas e portuguesas.
De recordar que a Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas, da 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia, foi enviada para a cidade de Caracal já em outubro de 2022, no quadro das 'Atividades de Vigilância Reforçadas' da NATO - "com a missão de contribuir para uma postura de dissuasão e defesa territorial", por via do "reforço da presença de forças no flanco sudeste da Aliança".
Leia Também: MP arquiva processo que envolvia vice-chefe do Exército