Diocese do Porto recebeu lista com 12 padres suspeitos. Não há suspensões
Dos 12 nomes, quatro já morreram e um já não pertence à Diocese, conforme explica a mesma em comunicado. O comunicado foi divulgado pouco depois de ter sido conhecido o pronunciamento da Diocese de Lisboa, que também não se comprometeu (ainda) com suspensões.
© iStock
País Abusos na Igreja
Os padres portuenses receberam, a 3 de março, uma lista da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que continha os nomes de 12 padres suspeitos de ter cometido abusos sexuais - sete deles ainda vivos (não é esclarecido se continuam no ativo).
Desses, nenhum foi suspenso, quatro já faleceram e um já não pertence à instituição, indicou a Diocese do Porto em comunicado.
"Por informação oral do Grupo de Investigação Histórica, ficou-se a saber que as denúncias se reportam às décadas de setenta e oitenta", acrescenta ainda a mesma na missiva.
"Imediatamente foi iniciada a investigação prévia a respeito dos sete clérigos vivos. Nos arquivos diocesanos, não se encontra qualquer indício de possíveis crimes de abusos, tal como, aliás, o Grupo de Investigação Histórica já tinha verificado. À Comissão Diocesana para o Cuidado dos Frágeis também não chegou qualquer denúncia relativamente a estes nomes", continuam ainda os padres, que garantiram que "o processo de investigação continua".
"Inclusivamente, o bispo diocesano já reuniu com diversas pessoas, algumas das quais já não vivem na área da Diocese do Porto, à procura de eventuais informações complementares", acrescentam, afirmando que "estas diligências ainda não conduziram a qualquer pista".
"Se, entretanto, aparecerem indícios fiáveis, o bispo diocesano não hesitará em suspender preventivamente o clérigo em causa", promete-se, assegurando: "Esta Diocese reafirma o que sempre tem dito: coloca-se do lado das vítimas, sofre com elas e tudo está a fazer para criar uma nova mentalidade e atitudes, respeitadoras e seguras, de modo a que os mais novos e suas famílias possam confiar plenamente nos agentes pastorais."
Diocese de Lisboa recebeu lista com 24 nomes, 5 ainda no ativo
A Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa recebeu uma lista de 24 nomes, suspeitos de abusos sexuais, enviada pela Comissão Independente ao Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Destes, cinco ainda permanecem no ativo.
Apesar disso, para já, não há suspensão. A Diocese de Lisboa "aguarda com caráter de urgência a resposta da Comissão Independente", uma vez que querem "recomendações que lhe permitam fundamentar a proibição do exercício público do ministério dos sacerdotes no ativo".
Sublinhe-se que as dioceses de Angra do Heroísmo, Évora, Guarda e Braga foram as únicas que anunciaram já suspensão de padres suspeitos de abusos sexuais.
[Notícia atualizada às 14h28]
Leia Também: Diocese de Lisboa tem cinco padres suspeitos de abusos sexuais no ativo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com