Miranda do Douro vai pagar mensalidades das creches a 37 famílias

O município de Miranda do Douro vai assumir os encargos financeiros de 37 famílias daquele concelho com o pagamento da mensalidade respetiva por criança nas creches sociais, disse hoje à Lusa a presidente da Câmara.

Notícia

© iStock

Lusa
14/03/2023 13:27 ‧ 14/03/2023 por Lusa

País

Câmara

"Consciente das despesas que os agregados familiares suportam para ter os seus filhos integrados nestas respostas sociais e educativas, e por forma a aliviar as suas despesas mensais e ainda promover a natalidade, o município decidiu assumir o pagamento das mensalidades, na parte paga pelos pais as estas intuições. Assim, a autarquia vai pagar a mensalidade de forma direta a instituições envolvidas", explicou Helena Barril.

Esta autarquia do distrito de Bragança assinou dois protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS): um com a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) e um outro com a Casa da Criança Mirandesa (CCM), localizada em Sendim.

Os montantes atribuídos a ambas as instituições são de 6.678 euros à CCM, repartidos por três tranches, montante a que acresce 12.452 euros/ano para despesas correntes. No caso da SCMMD, o montante é de 33.207 euros, igualmente repartido por três parcelas a que se juntam 12.452 euros para despesas correntes.

Para a autarca social-democrata de Miranda do Douro, Helena Barril, "o importante é criar mecanismos que permitam uma maior coesão e bem-estar social, e a garantia e igualdade de oportunidades no âmbito da educação".

"A nova realidade económica e social do país tem contribuído para que as instituições com responsabilidades sociais, como é caso dos municípios, procedam à adaptação dos serviços que prestam aos seus munícipes", vincou Helena Barril.

A creche da CCM tem cinco crianças e SCMM tem 32 crianças até aos 3 anos de idade.

Leia Também: Creches gratuitas? Publicada portaria que inclui irmãos nas prioridades

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas