Envio de tanques? "Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa"

No dia em que a Ucrânia recebeu os primeiros Leopard 2 portugueses, o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou que o apoio de Portugal é dado "nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/03/2023 23:59 ‧ 27/03/2023 por Notícias ao Minuto

País

Ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reiterou, esta segunda-feira, que “Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa contra a invasão ilegal e injustificada da Rússia”.

Segundo afirmou o ministro, na rede social Twitter, o apoio português é dado “nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária”. 

"Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa contra a invasão ilegal e injustificada da Rússia, nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária. A Ucrânia pode continuar a contar com o apoio de Portugal", lê-se.

Gomes Cravinho reagia a uma publicação do Ministério da Defesa, que dava conta de que “já estão na Ucrânia os três carros de combate Leopard 2A6 doados por Portugal”. Segundo o ministério tutelado por Helena Carreiras, os tanques foram “entregues conforme definido” com os parceiros.

À Lusa, fonte do Ministério da Defesa explicou que os Leopard 2A6 foram entregues a Kyiv juntamente com os carros de combate alemães, depois de o chanceler alemão, Olaf Scholz, ter indicado que o país tinha entregado 18 tanques blindados Leopard.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Primeiros tanques Challenger britânicos chegaram a Kyiv

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas