O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na segunda-feira, um homem de 63 anos suspeito da prática de violência doméstica face à ex-companheira, em Reguengos de Monsaraz.
Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a detenção deu-se na sequência de um processo de violência doméstica, que permitiu apurar que o homem agredia física e psicologicamente a sua ex-companheira, de 56 anos.
As diligências de investigação permitiram dar cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na localização e detenção do agressor.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Évora na segunda-feira, tendo ficado sujeita às medidas de coação de: afastamento da residência de família; proibição de se aproximar da vítima a menos de 250 metros, controlado por pulseira eletrónica; proibição de contactar com a vítima por qualquer forma ou meio; e obrigação de frequência de tratamento para desabituarão de bebidas alcoólicas.
A GNR recorda que "a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva", deixando os contactos úteis para quem precisar de ajuda ou "tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica":
- No Portal Queixa Eletrónica;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os contactos sempre à mão;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas;
Leia Também: Detido por perseguir e violentar ex-companheira em Santa Maria da Feira