O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu, esta quarta-feira, o seu homólogo da Letónia, Egils Levits, num encontro que marcou o início da sua visita de Estado de três dias a Portugal. As imagens foram partilhadas no site oficial da Presidência da República e pode vê-las na fotogaleria acima.
No início da visita oficial, Egils Levits foi recebido por Marcelo na Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, numa cerimónia oficial de boas-vindas.
"Foram prestadas Honras Militares, com a execução dos Hinos Nacionais dos dois países, salva de 21 tiros, revista e desfile da Guarda de Honra", informa uma nota divulgada pela Presidência.
Após deslocação para o Palácio de Belém, "com escolta de honra por regimento a cavalo da GNR", o Chefe de Estado letão foi recebido pelo Presidente da República. De seguida, "foi tirada a fotografia oficial, na Sala das Bicas, e o presidente letão assinou o livro de honra".
Realizada a apresentação das delegações, o presidente Egils Levits "reuniu-se a sós" com Marcelo, "tendo-se seguido um encontro dos dois Chefes de Estado alargado às respetivas delegações".
Já no final, ambos os presidentes prestaram declarações à imprensa. De realçar que, Eglis Levits destacou o "papel ativo" de Portugal no sul global e a importância de convencer esses países sobre a necessidade de Ucrânia restabelecer a integridade territorial.
"Portugal tem historicamente laços muito estreitos com África, América Latina, Brasil, Ásia, é muito ativo nas relações com o designado sul global" e tem possibilidade de "explicar a situação e porque é do interesse de todos os países do mundo, dos 193 Estados-membros da ONU, que a Ucrânia deve restaurar totalmente a integridade territorial", afirmou o presidente letão.
Previamente, na sua declaração, Marcelo já tinha frisado, numa referência à guerra, o papel de Portugal no "envolvimento de outros países" e na necessidade de "sensibilização".
Leia Também: Portugal e Letónia juntos no "apoio" à Ucrânia e condenação da Rússia