Risco de incêndio? "Deve preocupar toda a comunidade nacional"

O ministro da Administração Interna lembrou que o país tem registado em 2023 as temperaturas "mais quentes de sempre desde que há registo histórico".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
02/05/2023 10:32 ‧ 02/05/2023 por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou, esta terça-feira, que o alerta de risco de incêndio em vários concelhos do país "deve preocupar toda a comunidade nacional" e não apenas o Governo e lembrou que Portugal tem registado as temperaturas "mais quentes de sempre".

Lembrando, após uma reunião com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que 2023 tem sido o ano "mais quente de sempre desde que há registo histórico" - tendo o mês de fevereiro "sido o mês mais quente" e abril "ultrapassado as temperaturas historicamente registadas" - e que "tem havido menos pluviosidade e menos humidade", José Luís Carneiro frisou que "os níveis de seca extrema e severa em vários pontos do país têm vindo também a manifestar-se".

Neste sentido, as autarquias devem ter os Planos Municipais de Defesa das Florestas contra Incêndios "aprovados e atualizados" e os cidadãos "manter os trabalhos de limpeza", caso as condições o permitam. 

Questionado sobre o risco de incêndio em vários concelhos, esta terça-feira, o ministro considerou que "deve preocupar toda a comunidade internacional" e não apenas o Ministério da Administração Interna.

"Temos estado a viver picos consecutivos de temperaturas máximas, ou seja, acima daquilo que já é considerado de elevado risco de incêndio, temos tido humidade também abaixo daquilo que já é também um indicador de alto risco de incêndio e temos também já seca em várias partes do território nacional", afirmou.

Sublinhe-se que quase 30 concelhos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Guarda apresentam, esta terça-feira, um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê ainda temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.

Leia Também: Galamba? MAI recusa comentar polémica e lembra problemas mais "exigentes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas