O Santuário de Fátima informou hoje que Marco Daniel Duarte é uma das 14 personalidades que integra o organismo criado pela Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI) com o objetivo de "analisar e interpretar situações diversas relacionadas com aparições, sejam as já reconhecidas pela Igreja, sejam as que ainda carecem de pronunciamento sobre a sua autenticidade".
"Dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto" é o que pretende alcançar aquele organismo, segundo o padre Stefano Cecchin, presidente da PAMI, citado na informação disponibilizada pelo Santuário de Fátima na sua página na Internet.
O Observatório é dirigido por Daniela del Gaudio, professora de Eclesiologia e Mariologia em várias faculdades de Teologia, e pelo padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, decano da Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura".
O Comité Científico Central, do qual faz parte Marco Daniel Duarte, integra, entre outros, o padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, o padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, coeditor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli, advogado.
Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte, além de diretor do Departamento de Estudos é diretor do Museu do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Leia Também: Caminho do Centenário liga Gaia a Fátima e reduz peregrinos nas vias