Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 25º

Câmara do Funchal anuncia reforço de meios para os bombeiros do concelho

O presidente da Câmara do Funchal (PSD/CDS) anunciou hoje que o município vai reforçar este ano os meios humanos e a frota de viaturas dos Bombeiros Sapadores do Funchal, apostando numa resposta de socorro "célere e eficiente".

Câmara do Funchal anuncia reforço de meios para os bombeiros do concelho
Notícias ao Minuto

15:57 - 13/05/23 por Lusa

País Madeira

Pedro Calado, que falava na cerimónia do Dia Regional do Bombeiro, indicou que este ano vai ser desencadeado "o processo de recrutamento e formação de 24 novos elementos para a Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal".

O responsável acrescentou que a autarquia pretende adquirir mais uma viatura de combate a incêndios urbanos de tipologia média, colmatando "a única grande lacuna em termos de veículos disponíveis naquela corporação".

O autarca indicou que será aprovado o atual regulamento interno desta corporação, sendo objetivo "estabelecer o dispositivo de socorro, meios e recursos necessários para a cidade, assegurando, desta forma, o padrão de intervenção consentâneo com as melhores práticas existentes em cidades de igual dimensão ou superiores ao Funchal".

Pedro Calado defendeu a qualificação dos bombeiros, quadros mais jovens e especializados, progressão de carreiras e equiparação efetuada nas diferentes carreiras profissionais, bem como a profissionalização de carreira e atualização salarial.

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) investe a cada ano mais de 4ME com a atividade dos sapadores e financia também a outra corporação que atua no concelho, os Bombeiros Voluntários Madeirenses, "através da aquisição de serviços complementares aos que são prestados pelos Sapadores do Funchal", referiu.

Pedro Calado mencionou a importância dessas duas corporações para a segurança das populações, defendendo a necessidade de as dotar "de mais e melhores meios, de lutar por uma digna e justa qualificação profissional, por uma progressão de carreira justa, eficiente e equilibrada", com perspetiva de futuro.

Segundo os dados facultados, o concelho do Funchal tem 133 bombeiros no ativo, sendo 25 mulheres, e cerca de 29 veículos operacionais.

No período compreendido entre 11 de maio de 2022 e o mesmo dia de 2023, os Bombeiros Sapadores do Funchal fizeram 158 mil quilómetros, uma média de 432 por dia.

Realizaram mais de 10 mil serviços, o que equivale a 27 serviços por dia, num tal superior a 13 mil horas de intervenção, de sinistralidade e de prevenção, o que representa mais de 219 horas de trabalho por bombeiro em socorro e prevenção.

Estes profissionais socorreram mais de 6.000 pessoas socorridas, 300 das quais devido à covid-19.

Pedro Calado apontou que, este ano, o atual executivo, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho, bem como fazer a antecipação, em dois anos, da atualização remuneratória, fez um investimento de 600 mil euros.

Leia Também: Incêndios. Dispositivo reforçado este fim de semana com 340 bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório