Maio é o mês mais esperado para os fãs dos Coldplay, que 'correram' às bilheteiras para adquirir ingressos para qualquer uma das quatro datas (17, 18, 20, 21) dos concertos em Coimbra, que esgotaram em poucas horas.
A última vez que a banda britânica atuou em Portugal foi em 2012, quando pisaram o Estádio do Dragão, no Porto. Mais de dez anos depois, Chris Martin, Guy Berryman, Will Champion e Jonny Buckland voltam a atuar no nosso país, e a cidade de Coimbra prepara-se para receber mais de 200 mil pessoas.
Com um evento desta dimensão, a Câmara Municipal deixou algumas indicações sobre o 'funcionamento' da cidade, que podem ajudar à mobilidade também a minimizar os efeitos que um grande evento acarreta sempre - entre os quais atrasos ou outros problemas.
Tudo o que precisa saber
Condicionamentos
- Corte integral da circulação pedonal e rodoviária, das 23h00 do dia 16 às 2h00 do dia 19 e das 23h00 do dia 19 às 2h00 do dia 22:
Rua do Estádio; Rua D. Manuel I (a partir do cais de cargas e descargas do Alma Shopping); D. João III; Rua Jorge Anjinho (entre a Rua D. João III e a Rua João de Deus Ramos)
- Condicionamento da circulação motorizada, reservada a transportes públicos (incluindo TVDE), residentes, acesso a propriedade privada, acesso ao Alma Shopping, empresas de take away e entrega de comida ao domicílio (Uber Eats, Glovo, etc. – que devem sempre utilizar a zona de acesso mais próxima do local de destino), empresas prestadoras de serviços e velocípedes (com e sem motor), nos dias 17, 18, 20 e 21, das 14h00 às 02h00:
Alameda Júlio Henriques; Rua dos Combatentes da Grande Guerra; Rua General Humberto Delgado (acesso garantido para tomada e largada de crianças do Jardim de Infância da Solum); Rua Avelar Brotero; Rua D. Manuel I (entre a Rua Infanta D. Maria e a Rua General Humberto Delgado), Rua Infanta D. Maria; Rua Carolina Michaelis; Rua João de Deus Ramos (acesso garantido ao parque de tomada e largada de crianças a partir do parque de estacionamento em frente ao Girassolum); Rua Eng.º Jorge Anjinho; Rua do Brasil.
Veja ainda mais informações sobre condicionamentos, aqui.
Permissão de entrada e saída de veículos portadores de dístico de pessoa portadora de deficiência, emitido pelo IMT, entre a Rua Almirante Gago Coutinho e a Av. Elísio de Moura, dias 17, 18, 20 e 21.
Condicionamentos© Câmara Municipal de Coimbra/ Site
Transportes públicos
A autarquia criou um bilhete de transporte ocasional “para um dia”, com o valor de 4,00 euros. Este será válido não só para os circuitos especiais, mas também para toda a rede de transportes dos SMTUC, estando prevista a disponibilização de diversos Postos de Venda fixos e móveis.
17 e 18 de maio
- Em vigor horário de dias-úteis;
- A partir das 11h00, reforço da Linha nº 5 (Estação de Coimbra-B-Praça da República– Estádio/Solum), com uma frequência de 15 minutos.
20 de maio
- Em vigor horário de sábados;
- Reforço das Linhas nº 5F (Estação de Coimbra-B – Praça da República – Estádio – Vale das Flores – Portagem);
- Reforço das Linhas nº 7T e 24T (Praça da República – Portagem – Estádio);
- Reforços a partir das 11h00.
21 de maio
- Em vigor horário de domingos e feriados;
- Reforço das Linhas nº 5F (Estação de Coimbra-B – Praça da República – Estádio – Vale das Flores – Portagem);
- Reforço das Linhas nº 7T e 24T (Praça da República – Portagem – Estádio);
- Reforços a partir das 11h00.
Circuitos especiais
"Estão programados quatro Circuitos Especiais, com origem/passagem pelas principais zonas de estacionamento periférico, incluindo a Estação de Coimbra-B, a paragem da FlixBus e a Central de Camionagem (gare rodoviária), os quais apoiarão quer os movimentos de chegada a Coimbra (a partir das 11h00) quer de regresso (até cerca da 1h30 do dia seguinte). Os horários indicados para o início do serviço são meramente indicativos, podendo sofrer alterações de acordo com as informações entretanto prestadas pela organização do evento ou pela CP", lê-se no site da autarquia, que acrescenta: "Após o evento, para além dos circuitos especiais, serão efetuados os reforços que se considerarem adequados, dando prioridade nas ligações à Estação de Coimbra-B, de forma a garantir a resposta adequada aos horários dos comboios especiais disponibilizados pela CP, de ligação a Lisboa e a Braga".
Consulte as imagens com o mapa e os circuitos:
Circuitos© Câmara Municipal de Coimbra/ Site Circuitos© Câmara Municipal de Coimbra/ Site
Estacionamento
Se a escolha for ir de carro, a autarquia deixa ainda informações sobre parques de estacionamento. Serão disponibilizados 16 parques de utilização livre, que poderá consultar abaixo:
Estacionamento© Câmara Municipal de Lisboa/ Site Estacionamento© Câmara Municipal de Lisboa/ Site
Mas, atenção! Para facilitar as operações de montagem e de desmontagem no interior do Estádio Cidade de Coimbra, haverá, no entanto, interdição do estacionamento na Rua D. Manuel I – das 00h00 do dia 6 às 24h00 do dia 22.
A Câmara Municipal de Coimbra informa ainda que há coisas que se irão manter inalteráveis nas áreas circundantes ao espaço onde vão decorrer os concertos, ou seja, no Estádio Cidade de Coimbra. Também a recolha de resíduos terá um funcionamento normal.
O que diz a organização?
Para além da autarquia de Coimbra, também a organização, a Everything is New, do concerto prevê alguma agitação, e tenta deixar o alerta para que os fãs cheguem cedo.
"Para quem vem de fora de Coimbra, é recomendado vivamente que organize a viagem de forma a chegar à cidade no período da manhã, pois prevê-se que no período da tarde se verifique um grande fluxo no trânsito que poderá dificultar e atrasar a chegada a tempo do espetáculo. Queremos que todos aproveitem e usufruam do espetáculo desde o início. Recordamos que as portas do Estádio Cidade de Coimbra abrem às 17h00 e o espetáculo tem início a partir das 18h45", lê-se numa nota da Everything is New publicada nas redes sociais.
De acordo com a TicketLine, este foi o evento que registou a maior procura de sempre em Portugal. Na altura da venda dos bilhetes, a presidente executiva da plataforma Ticketline, Ana Ribeiro, admitiu que a procura por ingressos pare este concerto esgotaram em poucas horas, atingiu um nível histórico, sem precedentes no país. "É inédito em Portugal, nunca houve tanta procura para um evento em Portugal", destacou.
A especulação de bilhetes para concertos da banda liderada por Chris Martin levou também a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a deter várias pessoas, que tentam a sua venda por preços muito acima do seu real valor facial.
[Notícia atualizada às 14h57]
Leia Também: Coldplay. ASAE detém (mais) sete pessoas por especulação de bilhetes