O primeiro-ministro, António Costa, recorreu às redes sociais, esta quinta-feira, para destacar o encontro que teve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a quem reiterou o "apoio militar, político, diplomático e humanitário" de Portugal à Ucrânia. O encontro decorreu à margem da segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova.
"Tive hoje um encontro muito útil com o Presidente Zelensky, a quem reiterei o nosso apoio militar, político, diplomático e humanitário", escreveu António Costa, numa publicação divulgada no Twitter.
"Continuamos lado a lado com a Ucrânia na defesa da sua integridade territorial e do direito internacional, e na procura de uma paz justa e duradoura. Para isso ser possível, a Rússia não pode ganhar esta guerra", acrescentou ainda o primeiro-ministro português, partilhando várias imagens do encontro em questão, inclusivamente uma onde surge a abraçar o chefe de Estado ucraniano.
Pode ver as imagens do encontro na fotogaleria acima.
Recorde-se que a Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.
Convidado de honra, Volodymyr Zelensky era uma presença esperada, mas sem confirmação até ao último momento, e foi o primeiro a chegar à cimeira da Comunidade Política Europeia, logo após a anfitriã, a presidente moldava, Maia Sandu.
Portugal está representado na ocasião pelo chefe de Governo, António Costa.
Leia Também: Kremlin vai construir 'bunker' para altos funcionários do Estado