As autoridades em Lisboa já recolheram mais de oito milhões de euros com o novo sistema de radares de segurança rodoviária de controlo de velocidade, tendo sido 'apanhadas' mais de 360 mil infrações entre 1 de junho de 2022 e 23 de maio deste ano.
O jornal Público avançou com os dados esta quinta-feira, referindo que o número de infrações cometidas permite concluir que foram multados uma média de 1.019 infratores por dia. No total, foram cometidas 363.942 infrações.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Câmara Municipal de Lisboa confirmou que a receita do município corresponde a 55% do total obtido, com o montante a chegar aos 4.536.336,27 euros. O restante 'bolo' dos 8,2 milhões de euros é repartido pela Autoridade Tributária, que recebe cerca de 35%, e pela Autoridade Nacional Segurança Rodoviária, com cerca de 10%.
Dividindo o valor total obtido com as multas pelo número de dias analisado, conclui-se que, em média, foram recolhidos cerca de 23 mil euros por dia em multas.
O novo sistema de radares de velocidade em Lisboa entrou em funcionamento a partir do ano passado, e incluiu a colocação de 20 novos radares e a renovação dos sistemas já existentes. Esta nova versão permite aos equipamentos captar imagens nos dois sentidos das vias, além de oferecer uma maior amplitude.
A Câmara de Lisboa também acrescentou que a velocidade máxima detetada foi de 240km/h, com a infração a ser registada na Avenida Marechal Craveiro Lopes (Segunda Circular), junto à bomba da Repsol (uma zona cuja velocidade máximo é de 80 km/h).
Leia Também: "Quem o avisa". Saiba onde vão estar os radares da PSP em junho