Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, motivo pelo qual a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou algumas regras para o fazer em segurança.
Primeiramente, é aconselhado a respeitar "a sinalização apresentada" aquando do atravessamento de uma passagem de nível, ou seja, quando uma linha férrea se cruza com uma estrada ou caminho pedonal.
A GNR refere que nunca se deve parar "a meio do atravessamento", fazendo-o com "prudência" e "atento que não se aproxima nenhum comboio".
Além disso, a autoridade deixou uma lista de regras de segurança que deve seguir no caso de atravessar uma passagem de nível, para minimizar riscos e evitar acidentes. São eles:
- Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização ativa é ilegal e pode ser mortal;
- Atravessar a via férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está sujeito a coima;
- No atravessamento de via férrea lembre-se que um comboio pode ocultar outro;
- A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do momento em que a sinalização luminosa é ativada;
- O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma contraordenação grave punível com coimas;
- A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos;
- Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via férrea;
- As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto para o qual deverá ligar em caso de emergência.
Leia Também: GNR acompanha peregrinos que chegam através dos caminhos de Santiago