Em comunicado, o município indica que até ao momento o serviço de Proteção Civil registou 15 ocorrências.
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão hoje e na terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e está em vigor até às 15:00 de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante a noite de hoje.
"Face às previsões meteorológicas para o concelho do Funchal, com incidência nas próximas 24 horas, a Câmara Municipal do Funchal decidiu encerrar, para esta terça-feira, os serviços administrativos da autarquia, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos", refere a autarquia em comunicado.
Com o encerramento dos serviços não essenciais, o município pretende reduzir a circulação de pessoas no concelho e aconselha a população a evitar deslocações "para além do estritamente necessário, com particular atenção às recomendações da Proteção Civil Municipal", lê-se na nota.
Ainda segundo a Câmara do Funchal, hoje à tarde os serviços administrativos do município já encerraram mais cedo, "o que terá contribuído para amenizar o tráfego automóvel no centro da cidade", mesmo nas habituais horas de maior tráfego.
"Neste momento encontram-se encerrados os complexos balneares da FrenteMar Funchal, Parque Ecológico, tendo a Câmara do Funchal articulado com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento o fecho da promenade Funchal -- Câmara de Lobos", refere o município.
Na nota, a autarquia apela a que a população se mantenha "tranquila, mas vigilante, devendo recorrer ao 112 em casos de emergência".
De acordo com delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior, até ao final da tarde de hoje a queda de chuva já tinha ultrapassado o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal.
O responsável explicou, em declarações à agência Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1.100 metros de altitude, que registou 110 mm.
Por outro lado, a estação meteorológica situada no Monte, a 600 metros de altitude, já sinalizou 100 mm, ao passo que a baixa do Funchal regista 34,3 mm.
O Serviço Regional de Proteção Civil e os serviços de proteção civil municipais mobilizaram equipas de prevenção e todos os percursos pedestres recomendados nas serras da Madeira foram encerrados.
Leia Também: Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em zonas das serras do Funchal