As perspetivas apontavam para que as consequências da passagem da depressão Óscar fossem, esta segunda-feira, bastante gravosas no arquipélago da Madeira. E as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não falharam.
Nas redes sociais circulam já várias imagens - que pode ver na galeria acima, bem como ao longo deste artigo - que ilustram como as fortes chuvadas que se têm feito sentir na região têm afetado as vidas dos madeirenses.
A depressão Óscar chegou esta tarde ao arquipélago da Madeira, trazendo uma onda de chuva forte para a costa sul e regiões montanhosas do arquipélago, com ambas as zonas da região a ficarem sob alerta vermelho até às 15 horas de terça-feira. Também nos Açores, o grupo Oriental está sob aviso laranja entre as 21 horas e as 9 horas de terça-feira.
O fenómeno meteorológico acaba por ser algo raro para esta altura do ano, especialmente à latitude a que se encontram os arquipélagos. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve a depressão Óscar como "complexa", indicando que esta vai transportar "uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado".
Voos cancelados e plano de contingência ativado no aeroporto
Perante este cenário de mau tempo na região, que levou ao cancelamento (e divergência) de dezenas de voos até ao momento, o Aeroporto da Madeira viu-se forçado a ativar o plano de contingência, segundo a ANA - Aeroportos de Portugal.
Apesar de as consequências desta depressão já se terem começado a sentir na Madeira durante esta segunda-feira, facto é que os especialistas apontam que o período crítico será entre as 6h00 e as 9h00 de terça-feira.
Aulas suspensas e serviços encerrados
Além disso, o governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva durante o dia de amanhã - enquanto a Câmara Municipal do Funchal optou por encerrar, no mesmo dia, os serviços administrativos, bem como museus, espaços culturais, recreativos e desportivos.
Como vai ser em Portugal continental?
Importa notar ainda que tudo aponta para que a depressão Óscar se dirija para território continental, resultando numa precipitação que, ainda assim, deverá ser "muito menor do que aquela registada na Madeira", segundo deu conta o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Jorge Ponte, em declarações à SIC Notícias.
"Chegará a partir do final de terça-feira e sentir-se-ão os efeitos dessa massa de ar na quarta-feira, com precipitação fraca a moderada, um pouco por todo o território, mas mais no Norte e Centro", prosseguiu, com os dados fornecidos pelas mais recentes previsões.
Porém, na quinta-feira vai ocorrer a "aproximação da depressão" a Portugal continental. Nesse dia, será de esperar “um pouco mais de instabilidade” meteorológica, "com precipitação por vezes forte e que poderá ser acompanhada, por vezes, de trovoada". Isto, essencialmente, no Norte e Centro do país, segundo mostram os "modelos numéricos".
Leia Também: Atividade letiva suspensa na Madeira na terça-feira devido ao mau tempo